Criada em 2004, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dona Aracy corresponde a mais de um décimo do território da Caiman. Por enquanto, inacessível a visitantes, a reserva natural teve sua área escolhida com auxílio de pesquisadores da USP e comporta 5,6 mil hectares cercados e isolados do gado. São diferentes tipos de habitats protegidos nessa área, onde a fauna e a flora se espalham por cerradões, campinas, carandazais, cerrados baixos, vazantes, corixos, capões e cordilheiras.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação reconhecida pelo governo brasileiro. Seu objetivo foi o de promover a criação de áreas protegidas através da iniciativa dos proprietários particulares. Tal iniciativa é um ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de imóveis rurais ou urbanos que demonstram um potencial para a conservação da natureza. Uma vez criada, embora o direito de propriedade se mantenha, a área designada como RPPN não pode ter o seu uso (preservação) alterado e o status da RPPN é perpétuo.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok