ESCOLA DA AMAZÔNIA
O Programa Escola da Amazônia, iniciado em 2002, foi uma co-criação da presidente da FEC, Vitória Da Riva e os biólogos Silvio Marchini e Edson Grandisoli. O objetivo é envolver os jovens no cuidado com o maior patrimônio natural do planeta: nossa biodiversidade. O público alvo do programa são professores e alunos, já que são eles, na relação de construção de conhecimento, a base multiplicadora deste processo.
MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE DAS RPPNS CRISTALINO
A região amazônica de Mato Grosso está sob forte pressão de desmatamento, onde a fronteira agrícola e imobiliária avançam em direção à floresta. Nesta região, as RPPNs Cristalino, juntamente com outras unidades de conservação, fazem parte de um importante corredor ecológico. Devido à intensa supressão do habitat que sofre, e por abrigar grande biodiversidade, a Amazônia mato-grossense é considerada uma das mais importantes áreas para conservação, enfatizando a importância e urgência de esforços que promovam o conhecimento e a proteção de sua biodiversidade.
PROJETO FUNGOS DO CRISTALINO
O estudo sobre a diversidade de fungos ainda é escasso no mundo, conhecendo-se cerca de 7% de sua totalidade. São organismos imprescindíveis para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e foco de uma ampla pesquisa, nas RPPNs Cristalino, em parceria entre a Fundação Ecológica Cristalino (FEC), o Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Parataxonomista Alemã Susanne Sourell.
PROGRAMA FLORA CRISTALINO